Categorias
General

Educa mais Brasil é uma boa opção?

De todas as formas que são disponibilizadas para que alguém entre em alguma universidade, a mais famosa é a de bolsas de estudos.

Já ouviu falar do Educa Mais Brasil? É um dos programas oferecidos pelo Governo que visa oferecer uma formação apropriada para jovens e adultos do Brasil. O Educa Mais Brasil é semelhante ao modelo do Prouni, oferece bolsas para estudantes que terminaram o Ensino Médio e possuem alguma nota no ENEM.

Aqui vamos ver um pouco mais como é o funcionamento do sistema e porque é uma boa opção para você, que ainda está perdido sobre qual rumo deve ser tomado. Acompanhe as informações que serão passadas aqui para saber mais sobre.

Valor da Bolsa Educa Mais Brasil

Apesar de se assemelhar ao Prouni, o objetivo do Educa Mais Brasil é trabalhar com bolsas parciais, ou seja, parte do valor ainda será pago pelo estudante.

A possibilidade máxima é de até 70% do valor. Em outras palavras, poderá ganhar uma bolsa quase completa em diversas instituições.

Educa Mais Brasil

Caso ainda não tenha dinheiro suficiente para pagar o restante no momento, opte por algum programa de financiamento como o FIES.
É uma ótima opção para quem não consegue pagar um valor de forma total.

O valor da bolsa pode variar de instituição para instituição, curso para curso. Esteja pronto, portanto, para bolsas de até 50% em algumas áreas. O sistema é muito grande e conta com mais de 30 mil faculdades e escolas técnicas. Opção é algo que fica bem destacado aqui.

Esteja ciente de que durante esse período as possibilidades podem ser menores, mas é sempre importante estar em busca dela, mesmo que no presente ainda estejamos enfrentando uma pandemia, o futuro pode nos reservar uma boa vaga em alguma universidade.

Como faço para me inscrever?

A inscrição acontece de forma rápida a partir do site oficial do programa. Entre no Educa Mais Brasil portal do aluno e faça o seguinte processo.

  • Vá para a aba escolas;
  • Escolha a sua cidade;
  • Escolha a instituição que deseja estar;
  • Clique em buscar.

Pronto, além de identificar que deseja se inscrever, sendo necessário preencher seus dados em algumas partes do processo, também conseguirá encontrar imediatamente a instituição que deseja estar.

Fácil e bem prático, mas é importante ficar atento a pequenos detalhes que podem aparecer durante seu registro. Preencha todo o formulário da maneira mais correta possível, não pule nenhum item, caso contrário, sua inscrição não será validada.

Porque escolher o Educa Mais e não outro programa
Essa é uma questão um pouco delicada. Por que não escolher, por exemplo, o Prouni, que oferece bolsas de até 100% para diversas universidades do Brasil?

A verdade é que o motivo estar atrelado com a capacidade que o programa citado aqui possui de mostrar uma grande capacidade de instituições em que o aluno pode estudar. Estando pronto para isso, o estudante pode escolher uma das 30 mil instituições citadas no cadastro, mesmo que esteja fora do Estado em que ele está.

Além disso, caso não encontre a universidade que deseja nos outros programas, pode optar por uma bolsa parcial com o Educa Mais e fazer o financiamento do restante do valor com o FIES, lembrando que neste caso é importante entender que a pessoa não terá dinheiro para tal pagamento.

De toda forma, para que esteja em uma boa faculdade é importante saber exatamente o que deseja. Pense da seguinte maneira: apesar de geralmente as universidades públicas serem bem concorridas, nem sempre são especialistas naquilo que você deseja, nesse momento é mais interessante que opte por algum local diferente.

Muitas vezes é necessário pagar, mas com esses programas que estão sendo citados aqui fica muito mais fácil estar nestas instituições.
Estará em um local onde deseja, aprendendo o que deseja, isso é importante.

É claro, muitos escolhem esperar um plano B, mas nem sempre é efetivo, então esteja preparado para mudar algumas situações. Sim! Vale a pena estudar com o Educa Mais, terá total segurança já que é uma das bolsas que será oferecida pelo governo, por esse motivo é sempre um programa bem disputado.