Sociedade Brasileira de Agrometeorologia

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
XIX CBA 2015

XIX Congresso Brasileiro de Agrometeorologia - CBAgro 2015

E-mail Imprimir

 

RELATO DO PRESIDENTE DO XIX CBAgro - Luiz Gonsaga de Carvalho  

No período de 23 a 28 de agosto de 2015 foi realizado na Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Lavras, MG, o XIX Congresso Brasileiro de Agrometeorologia - CBAgro 2015. Além da UFLA, as instituições, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS e Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – EPAMIG foram parceiras na realização do evento, tendo o apoio da FUNDECC – Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural e EMATER-MG – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais. Além dos órgãos de fomento do estado e governo (CAPES, CNPq, ANA e FAPEMIG) patrocinaram esse evento, o CREA-MG e as empresas ALEMMAR, CAMPBELL SCIENTIFIC, Hobeco, Agrosystem e Onset.

Guiados pelo tema “Agrometeorologia no século 21: O desafio do uso sustentável dos biomas brasileiros”, tendo uma participação expressiva de congressistas das diferentes regiões do Brasil e do exterior, vinte e nove palestrantes – dezesseis brasileiros e treze estrangeiros – deram suas contribuições às discussões.

O conteúdo científico do CBAgro 2015 começou a ser abordado, na palestra de abertura, pelo editor chefe da revista Weather and Climate Extremes (Elsevier) e consultor sênior do Banco Mundial e da Organização Meteorológica Mundial, Dr. Mannava Sivakumar.  No decorrer da semana em oito mesas-redondas (duas por dia) discutiu-se diversas temáticas, contextualizando os desafios da agrometeorologia acerca do desenvolvimento sustentável das atividades agropecuárias no País, tendo em cada mesa-redonda, ao menos, um pesquisador/palestrante estrangeiro mostrando suas experiências em seus países de origem. Foram apresentados 295 trabalhos técnico-científicos na forma de pôster e 41 na forma oral. Também foram organizados três importantes Workshops, dando aos congressistas a oportunidade de agregar conhecimentos.

Com base em relatos dos palestrantes e congressistas e sob a avaliação da comissão organizadora, o CBAgro 2015 foi um evento marcado pela qualidade técnico-científica e atividades culturais, proporcionando um ambiente de compartilhamento de ideias e confraternização entre todos os presentes.

A comissão organizadora sente-se honrada pelos elogios recebidos e agradece a todos aqueles que direta ou indiretamente, presentes durante o evento ou não, contribuíram para o sucesso desta realização. O êxito do CBAgro 2015 foi também fruto do apoio e da compreensão de todos e da dedicação de muitos que, como a comissão organizadora, realizaram um trabalho intenso, mas de forma voluntária.

  

OS ANAIS DO EVENTO PODEM SER OBTIDOS NO SITE DO EVENTO       <http://www.muz.ifsuldeminas.edu.br/cbagro2015/>

 Alternativamente os artigos destes anais estão disponibilizados para download na BIBLIOTECA VIRTUAL neste site!     

 

 

 

 

Alternative flash content

To view this Flash you need Javascript on your browser and updated version of flash player.