Sociedade Brasileira de Agrometeorologia

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Notícias

PARTICIPAÇÃO DA DELEGAÇÃO BRASILEIRA NA 16o Sessão da CAgM/OMM

E-mail PDF

No período de 10 a 15 de abril aconteceu em Antalya, Turquia, a 16o Sessão da CAgM (Comissão de Agrometeorologia) da  OMM (Organização Meteorológica Mundial).

A CAgM é uma das Comissões Técnicas no âmbito da OMM que lida com as pesquisas e aplicações em Agrometeorologia. Uma breve descrição do trabalho da CAgM pode ser vista no site da OMM em http://www.wmo.int/pages/prog/wcp/agm/cagm/opags/.    

A cada quatro anos ocorre uma sessão plenária desta Comissão com objetivo de avaliar o andamento das atividades desenvolvidas no período anterior e propor ações e objetivos para o próximo período. Nestas reuniões participam representantes de diversos países, sendo que a composição das delegações é indicada pelo representante do país junto à Organização Meteorológica Mundial.

O Dr Divino Moura, representante permanente do Brasil junto à OMM, procedeu à formação da Delegação Brasileira, que para esta reunião foi composta por:

Dr. Orivaldo Brunini – IAC e Fundagro;

Dra. Denise Cybis Fontana – Presidente da SBAgro e UFRGS;

Dr. Flávio Barbosa Justino – UFV;

Dr. Fúlvio Cupollilo – IFECT de Minas Gerais - Governador Valadares.

Na reunião em Antalya estavam representados 59 países e mais de 150 participantes, com tradução simultânea em diversas línguas. A delegação brasileira, uma das mais numerosas, esteve unida durante todo evento e teve participação ativa nos debates.

Para os próximos 4 anos o Dr. Byong-Lyol Lee (Republic of Korea) será o presidente da CAgM e a Dra. Federica Rossi (Italy) a Vice-presidente. A documentação oriunda do evento, detalhando todas as discussões e deliberações podem ser encontradas em http://cagm-16.wmo.int/.

No contexto brasileiro, destaca-se que o Dr Orivaldo Brunini foi eleito como presidente de umas das recém-criadas áreas da CAgM (Focus Area 3), dando continuidade aos trabalhos que vem desenvolvendo junto à OMM. Em breve deverão ser indicados os especialistas dos diferentes países, entre eles os brasileiros, que atuarão junto à OMM.

Também, vale destacar a discussão sobre a implantação da GFAM (Federação Global de Associações de Agrometeorologia). Aproveitando o evento da CAgM, foram realizadas algumas discussões reunindo diversos presidentes de Associações de Agrometeorologia, sob a coordenação da Dra. Federica Rossi. A Dra. Denise Cybis Fontana, na qualidade de presidenta da Sociedade Brasileira de Agrometeorologia, esteve presente. A ideia de criação da GFAM está aprovada e o momento atual é de elaboração o regimento da Federação.

Apresentação1

 


JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL

Alternative flash content

To view this Flash you need Javascript on your browser and updated version of flash player.